domingo, julho 15, 2007

Fim-de-semana em gozo

Este fim-de-semana estive pela primeira vez como juíz de natação numa prova de atletas paralímpicos. E se já tinha uma boa ideia sobre o desporto para deficientes agoraainda tenho mais. Embora fosse lá para aprender a ajuízar natação adaptada, a melhorar os meus conhecimentos técnicos, cedo tive vontade de comunicar com os atletas, trocar impressões, mais até, ou mesmo muito mais do que numa prova de natação pura.
As pessoas são extremamente acessíveis, com um sorriso no rosto, e extremamente comunicativas. Talvez devessem ser as pessoas normais pelo menos em termos de atitude, acho-os até mais normais do que nós próprios, e no fundo essa não é a questão. Talvez por eles terem uma dificuldade permanente isso os faça sentir que conseguem ultrapassar uma dificuldade todos os dias, e alguns até conseuguem competir a alto ritmo competitivo e ter um curso superior, sendo mesmo a deficiência motora elevada.
Fiquei extremamente surpreendido porque vi que aquelas pessoas conseguem viver melhor do que eu, ou então o senso comum recusa-se a aceitar aquelas pessoas como normais.
Não me importava de um dia poder trabalhar nem que seja a nível secundário nesta área.

3 comentários:

little_blue_sheep disse...

:)
Excelente o teu weekend!
Boa semana!
*

naturalissima disse...

E com um largo sorrio digo-te que achei fantastica, esta pequena experiência...
Belo fim de semana que tiveste!
Sinto que te fez abri a mente para outros horizontes...

bela semana que se vive ;-)

passarola disse...

eu tenho trabalhado muuuiiiittoooo com deficientes, nas minhas animações p miúdos... depende muito da deficiência e do grau... às vezes é muito difícil... admiro que tem capacidade p lidar com essas doenças todos os dias... fogo.