terça-feira, março 20, 2007

porque será que quando encontramos pessoas que não vemos há algum tempo temos tendência em fazer um qualquer comentário em relação ao aspecto da pessoa?
claro que a nossa aparência física é o nosso cartão de visita para o mundo exterior, é aquilo que os outros apreendem através da visão. ninguém diz quando encontra alguma pessoa na rua, até mesmo já depois de trocar alguns dedos de conversa: «epá tás mais inteligente» ou o contrário «epá tás mais parvo». o que até é lógico, já que a nossa aparência física é muito mais facilmente modificável do que a nossa personalidade, ou pelo menos a mudança do nosso aspecto é mais facilmente apreensível pelos que nos rodeiam.
então...porque não nos limitarmos a perguntar o célebre «tudo bem»? até porque quando as pessoas nos são queridas normalmente temos assunto que não o aspecto exterior ou então sabemos já se uma eventual mudança, se for notada, vai deixar a pessoa triste ou desconfortável com o reparo...
ao contrário da grande maioria das pessoas, das piores coisas que me podem dizer é : «tás mais magra». pior do que isso é um «tás muuuito mais magra». o bom nisto é que é totalmente mentira, e estou até muito bem, obrigada. em todo o caso isto custou-me uma tarde a olhar o meu reflexo nos vidros, e a pensar: mas eu não estou mais magra... mas decerto o parzinho que me mimou com estas palavras está cada vez mais parvo.

3 comentários:

Verne disse...

Tens toda a razao..
Penso que isso acontece pq as pessoas sentem necessidade de dizer qq coisa simpatica para quebrar o gelo que se cria quando deixamos de ver alguem por algum tempo...
Porem acho que seria mais divertido se fossemos todos mt mais sinceros do estilo: "epah ja n t via a tanto tempo! n que isso me tenha afectado mt mas...é sempre positivo rever-te!"
Não era mt mais divertido?
Lol
*

passarola disse...

isso, dá-lhes curse... responde à letra... tb pode ser qualquer coisa do tipo... e vocês estão mais ceguetas, que eu estou exactamente na mesma :D

Pedro disse...

Para a próxima dizem: «Estás mais simpática... muito mais simpática» ehehe