sábado, fevereiro 03, 2007

leituras



nestes dias de alguma pausa académica, que se calhar já vai longa demais, talvez já fosse tempo de reinvestir o meu tempo em livros de direito, tenho aproveitado para pôr as leituras em dia. acabei finalmente o a leste do paraíso, de steinbeck. foi uma despedida dolorosa, adiada por algumas horas, não me apetecia acabá-lo tão cedo...só mais um pouco dos conflitos interiores do cal, sou mais um pouco da genialidade do lee...mas pronto, chegou ao fim, e com o fim do livro veio uma vontade louca de rever a adaptação para o cinema com o mesmo título. é um excelente filme, ainda que a adaptação não seja totalmente fiel à história contada no livro. mas quem disse que tinha de o ser? e é muito mais realístico imaginar a personagem do cal no livro, relembrando a interpretação memorável do james dean.


saltei para o primeiro da lista de espera, o cemitério de pianos do josé luis peixoto. por enquanto está a ser interessante, mas é uma escrita com a qual já não estava familiarizada. mais artística, por assim dizer. mais emotiva, não temos um narrador que se limita a narrar. temos frases curtas, uma cadência totalmente diferente, temos jogos de palavras. é belo à sua maneira, mas confesso que custa-me um pouco depois de alguns meses a ler autores mais clássicos.

1 comentário:

passarola disse...

conheço bem essa sensação de quando acabamos um livro que nos está a saber bem ler.. é sinal que o livro é bom!! há muito tempo que não tenho.. ando a escolher mal as leituras :S.. o do peixoto tb está na minha lista de espera mas vai esperar mais um bocado que ando com pouca capacidade de concentração.. espero que passe depressa. A banda sonora aqui de cima também está boa!! um bom domingo...
com que então ainda de férias.. boas vidas ;)