quarta-feira, dezembro 20, 2006

Veja o filme, leia o livro

Por acaso sou adepto das obras adaptadas aos cinemas e depois as leituras dos livros. Mesmo que não sejam fiéis torna-se muito mais fácil lê-las, imaginando o desenrolar da estória, as caras dos personagens, os cenários, quase tudo. Absorve-se o livro muito mais rápidamente, sobretudo em obras confusas. Quando li O Processo tinha visto o filme e nunca consegui deixar de ver a cara de Anthony Perkins no papel de K. Além disso conseguimos reter muito melhor a trama porque temos imagens das cenas que associamos ao desenrolar da estória, e também comparamos a fieldade de determinada adaptação cinematográfica à obra adaptada. Vi-me muitas vezes a ler a Trilogia do Senhor dos Anéis e a comparar constantemente com o filme a dizer «isto vinha no filme, isto não vinha, isto está ligeiramente diferente». Torna-se um pouco mais difícil com adaptações livres, mas estas mesmo assim dão-nos rostos, cenários, divisões de casas que me custa muitas vezes a imaginar em abstracto e que são essenciais para nos concentrarmos no enredo. Imaginem como seria muito mais fácil ler Os Maias, conseguindo reviver as cenas de Sintra em detalhe, sobretudo o Eça que descreve tudo em pormen0r, tão típico do realismo. Depois também conseguirá fazer uma crítica das adaptações muito mais fundamentada, tanto da obra, como do livro, comparando as duas mais minuciosamente.
Ler o livro e depois o filme torna-se um pouco mais difícil, porque detalhes da obra já nos escaparam, sobretudo quand0 já passou bastante tempo desde que a lemos. Por isso, se puderes, vê o filme e só depois lê a obra....
Depois também conseguirá fazer uma crítica das adaptações muito mais fundamentada

4 comentários:

Pedro disse...

A adaptação do Senhor dos Aneis é um crime.

Deepak Gopi disse...

Hi:)
It is not necessary that film should follow the book ,film is a different medium and it has an independant existance.Film maker should use only the elements that are cinematic and leave the rest.He can only get inspired and making it more cinematic he canconceive ,create& include new elements also.
Good day

naturalissima disse...

Vim agradecer as tuas palavras no emu espaço. Desejo-te um FELIZ NATAL.

Fica bem...
Daniela

Parrovski disse...

Hoje, é só para te desejar um bom natal e um grande 2007.